É o sistema composto por dispositivos de acionamento (mecânico ou hidráulico) e de atrito que diminuem as rotações das rodas. Sempre que for necessário reduzir a velocidade do veículo, ou mesmo paralisá-lo por completo, utiliza-se o sistema de freio. Esta diminuição na velocidade do veículo é feita por atrito entre as pastilhas (“lonas” ou “sapatas” de freio) e discos ou tambores (“panelas”).
prevenção
- Evite apoiar ou descansar o pé no pedal de freio;
- Sempre que possível, utilize também a redução das marchas para desacelerar o veículo;
- Em descidas, sempre ande com o veículo engrenado (com marcha engatada). Usar somente os freios sobrecarrega o sistema, causando superaquecimento, diminuindo sua eficiência.
- sinais de problemas
- Ruído ao acionar os freios, pedal oscilando, volante “puxando” para um dos lados, alavanca muito alta ou diminuição da eficiência dos freios indicam fim da vida útil dos componentes e necessitam de intervenção urgente, pois trata-se de um importante item de segurança.
- manutenção
- A revisão periódica do sistema de freios, com a troca dos componentes de desgaste como pastilhas, cabos, cilindros, discos, entre outros, garantem segurança e evitam acidentes.
Fonte: http://msn.icarros.com.br/manutencao/guiamanutencao.jsp?id=18
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